sábado, 26 de fevereiro de 2011

Copa do Mundo no Brasil

O craque Neymar é nome certo para a Copa de 14
A CBF enviou a FIFA à relação de cidades disponíveis para que as seleções façam sua preparação, antes e durante o Mundial de 2014.
O Governador de Goiás Marconi Perillo já disse reiteradas vezes que espera incluir alguma cidade de Goiás neste bloco das cidades que estarão fazendo parte do circuito da Copa do Mundo.
Olhando a lista e vendo quais os atrativos que cada cidade pode oferecer aos selecionados estrangeiros, imprensa e torcedores começam a ver com pessimismo a participação de Goiânia na maior festa do futebol Mundial.

A Capital de todos os Goianos tem pouca ou nenhuma chance de participar, ao contrário de Caldas Novas que tem sua cotação no mercado turístico Brasileiro elevado.
É louvável o esforço que todos nós de Goiás estamos vendo o Governo fazer para trazer alguma seleção para cá, mas também é flagrante que a infraestrutura e atrativos da capital são de minuto.
Falar que não temos um Aeroporto já virou clichê e o transporte na cidade é horroroso.
“Itália, Alemanha, França, Inglaterra, Argentina e Espanha que são selecionados de primeira grandeza não devem vir para cá, por que são Seleções que arrastam multidões por onde passam e além do conforto de seus atletas, observam a comodidade de seus torcedores e a imprensa de seu País.”
Goiânia é Metrópole, Caldas Novas Não, mas guardadas as devidas proporções a infraestrutura de Caldas é melhor que a da Capital hoje. Por lá seria necessário construir só o Aeroporto, que cá para nós já passou da hora da região das Águas Quentes terem um Aeroporto de Padrão internacional.
Escrevi certa vez que Goiânia poderia voltar até a figurar entre as 12 sedes, mas como não estamos aqui para ludibriar ninguém, plantando falsas esperanças, tenho a obrigação de relatar o que foi apurado neste último mês.
A FIFA e a própria CBF se mostram preocupadas com as obras para o Mundial de 2014 que deveriam estar cumprindo um cronograma rígido, afim de que tudo esteja relativamente pronto para a Copa das Confederações que será realizada em Junho de 2013.
Natal e Manaus estão longe de cumprir as metas e ainda podem ser substituídas.
No Rio de Janeiro depois de supostas irregularidades as verbas foram parar na conta gotas e mesmo que ninguém do Governo do Rio de Janeiro admita, a conclusão das obras vai fugir do planejamento original.
Enquanto na Argentina se inaugura o primeiro estádio coberto da América Latina, visando a Copa América deste ano, no Brasil o moderno estádio do Corinthians que pode realizar a abertura do evento, continua no papel e é uma das maiores preocupações da FIFA.
Apesar da idade em 2014 (34 anos) Ronaldinho acredita na participação
Em Aeroportos ninguém falou em mexer até agora e lá se vão dois meses de 2011, restando tão apenas e somente quarenta meses para a realização da Copa no Brasil.
Trem Bala já falou, mas também só falou, ação que é bom não aconteceu ainda.
Os Governos que assumiram em Janeiro, talvez não esperassem essa dificuldade toda em inicio de mandato, mas até as coisas se ajustarem vai ser muito difícil para Goiânia se colocar em posição de pleitear substituir alguma capital que por ventura venha desistir.

As doze cidades que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e seus respectivos comitês, terão um seminário em Brasília na próxima terça-feira, dia 22, com o Governo Federal e a FIFA, através LOC (Comitê Organizador Local), que é presidido por Ricardo Teixeira.
As cidades terão que expor como anda as obras urbanas e dos estádios, segundo o radialista Wellington Campos da Rádio Itatiaia já são motivo de grande dor de cabeça para a FIFA.
O principal assunto dos últimos dias e que deve dar a tônica do seminário são o Maracanã no Rio de Janeiro, o estádio do Corinthians em São Paulo e até o Mané Garrincha em Brasília.
Após analisar relatórios a FIFA pode até anunciar ainda no seminário, que estas cidades já estariam de fora da Copa das Confederações em 2013.
Os valores iniciais de quase todas as obras já foram alterados para cima e tem sido mais um motivo de preocupação, não só para a entidade maior do futebol, mas para o Governo brasileiro também.
No Maracanã, por exemplo, o valor da obra está saltando de R$ 700 milhões para cerca de R$ 1 bilhão, devido problemas estruturais no teto do estádio, conforme foi noticiado pela imprensa.
Em Natal no Rio Grande do Norte, as obras do estádio Arena das Dunas ainda não foram iniciadas por problemas de licitação. Segundo o LOC lá não preocupa tanto.
As obras em Salvador, Minas Gerais, Recife, Cuiabá e Manaus andam bem adiantadas, ao contrário do que tem sido veiculado pelos jornais.
O Mineirão que será um dos estádios da Copa das Confederações em 2013, pleiteia também realizar a abertura do Mundial em 2014.
A Fonte Nova em Salvador é talvez a que esteja mais adiantada de todas
Em Recife, o estádio será novo e o bairro também. É o projeto mais ousado de todos os 12.
O presidente do LOC, Ricardo Teixeira, quer evitar o que aconteceu na África do Sul, onde as obras estiveram muito atrasadas e ficaram prontas somente as vésperas do Mundial. Aqui o aperto no cronograma é para que tudo esteja dentro dos conformes em dezembro de 2012, seis meses antes da competição teste (Copa das Confederações) e um ano e meio antes da Copa do Mundo de 2014.
As doze cidades estão recebendo nesse mês as visitas dos técnicos da FIFA especializados em centros de treinamentos que serão utilizados pelas 32 seleções durante o Mundial.
Serão escolhidos três por cidade sede.
Para o período de treinamentos antes da Copa do Mundo, serão escolhidas noventa cidades em todo Brasil para que integre o circuito da Copa. Cento e vinte estão cadastradas e trinta vão sobrar.
Em junho deste ano a FIFA anuncia a cidade que receberá o IBC (International Broadcast Center), o centro de imprensa da Copa. A disputa para receber o centro de imprensa é tão acirrada quanto à disputa pela abertura do Mundial
Outro assunto que não foge da pauta é a situação em que se encontram os aeroportos do País.
A Cada dia que passa mais preocupante fica.

Arquivo do blog

Seguidores